segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Carne Moída - O Curinga

Acho que um outro fator importante para quem quer economizar tempo é a possibilidade de congelar a comida e deixá-la reservada para um dia mais corrido. E uma coisa que é super versátil e tranquila de congelar é carne moída. Então vou passar a receita e dar idéias de como utilizá-la depois.


Ingredientes

1 kg de patinho moído
1 lata de tomate pelado ou o meu molho (ou o seu, ou o pronto, ou whatever)
1 cebola
azeitonas verdes picadas (para mim, não existe carne moída sem azeitona, mas se vc não gosta, não precisa colocar)
alho frito, ou em flocos, ou natural
pimenta calabresa
sal
orégano
*** tem gente que gosta de colocar pimentão.

Frite a carne moída. Jogue a cebola e o alho frito. Deixe a cebola murchar e adicione o tomate pelado. Esse tomate é prático porque basta abrir a lata e estraçalhar os tomates com uma faquinha lá dentro mesmo. Um minuto e vc tem tomates picados!!!! Adicione o sal e a pimenta e deixe borbulhar um pouco para reduzir um pouco o molho e, só no final, adicione o orégano e as azeitonas.
E pronto. Pode usar como quiser.

Aí vão algumas ideias:

Dia de chuva com saudade de comida da mãe:
Carne moída com batata e legumes
Descongele a carne moída, corte batatas, abobrinhas, vagens e cenouras. Adicione um pouco de ervilhas congeladas se gostar. Deixe cozinhar até as batatas amolecerem e vai ser feliz (ou chorar as pitangas, sei lá).

Dia de querer impressinar o namorido:
Berijela recheada
Corte a beringela na metade. Coloque as metades na água fervente com sal por uns cinco minutos (ou mais, precisa amolecer um pouco). Escorra-as, coloque-as em um refratário, cubra com a carne moída e queijo e um pouquinho de orégano.

Dia de Variar:
Lasanha de Abobrinha
Cozinhe fatias finas de abobrinha por uns cinco minutos e escorra-as.
Em um refratário, coloque uma camada de carne moída, uma de queijo, uma de abobrinha e vá alternando até quase chegar na borda. Não deixe muito alta para não transbordar e sujar seu forno!
Coloque queijo no final e leve ao forno para gratinar. Dependendo de como estiver o molho, vai soltar um pouco de água, mas ela serve para amolecer a abobrinha um pouco mais.

Dia Italiano:
Macarrão à Bolonhesa (precisa de receita mesmo? Ai que guiça....)

E agora é com você, use sua criatividade e mate sua fome sem morrer de tédio gastronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário